top of page

Ano Novo Chinês e a Medicina Tradicional Chinesa

Atualizado: 7 de fev. de 2022



No dia 1° de fevereiro, foi comemorado o início do Ano Novo Chinês e, diferentemente de nós, este calendário baseia-se no ciclo lunar. O ano novo inicia-se na primeira Lua Nova após o Solstício de Inverno do Hemisfério Norte, ou seja, é uma data mutável. O festejo acontece por vários dias e as famílias decoram suas casas com elementos de cor vermelha para trazer boa sorte e proteção {você também pode utilizar este artifício nos próximos dias, boa sorte nunca é demais!}.


Dentro da cultura chinesa existe um ciclo de 12 animais, cada animal reina em um ano diferente e cada um deles é representado por um dos cinco elementos presentes na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), são eles Fogo, Terra, Água, Madeira e Metal. Este ano será então do Tigre, o qual é regido pelo elemento Água.


O Tigre traz característica de determinação, foco e intensidade, ou seja, é de característica Yang. Já a água traz o fluir, as emoções e quando em equilíbrio promove o sentimento de conquista, satisfação, missão cumprida, mas quando em desequilíbrio gera medos excessivos.


Portanto, este é um ano para equilibrarmos nosso elemento Água internamente, despertarmos o Tigre que vive em nós e passarmos com sucesso pelas águas.

Aqueles que desejarem aprofundar-se nos elementos da Medicina Tradicional Chinesa e da Ayurveda convido a conhecer o conteúdo do curso Herbalismo 2022, o qual em breve terá suas inscrições {limitadas} abertas. A lista de espera para esta turma está sendo registrado pelo contato@hortasesaberes.com.br.

153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page