top of page

Dicas para sua horta no outono/inverno

Atualizado: 19 de mar. de 2023


Cada época do ano requer um cuidado diferente e um hortelão experiente conhece bem esta dinâmica. Ao longo do ano as plantas estão sujeitas à variações de luminosidade, temperatura e umidade, que acabam pedindo cuidados diferenciados.

O outono/inverno é um momento de menor crescimento foliar, porém todo o sistema de raiz continua funcionando no mesmo ritmo, é também propicio para o florescimento das plantas de dia curto, devido ao menor período de sol diário. As pragas são menos frequentes em decorrência da seca e menor temperatura. Porém, é a hora de prestarmos atenção na rega, pois o solo fica mais tempo úmido e não precisamos molhar com tanta frequência e abundância. Uma terra muito úmida é uma porta de entrada para os fungos e outras doenças.

Podemos perceber a presença de alguns tipos de fungos quando as folhas começam a ficar com aparência esbranquiçada, uma característica da instalação de oídio e míldio na seiva da planta. Como estes fungos estão circulando dentro da planta, não adianta arrancar as folhas contaminadas, por isso a prevenção é a palavra-chave. A cada 30-40 aplique torta de nim no solo de vasos e canteiros, basta fazer um buraco circular envolta da planta, colocar a torta dentro deste e fechar o buraco. Outras medidas para evitar estas doenças são:

  • Melhore a circulação de ar na parte aérea, o que pode ser feito tirando as folhas secas e fazendo leves podas

  • Afofe frequentemente a terra para aerar o solo

  • Evite plantar duas mudas muito próximas

  • As plantas que estiverem em vasos, jardineiras ou bacias devem ser rodadas 45° a cada 10 dias, assim elas tomarão sol por todos os lados

Este é um bom momento para fazer podas, retirar ramos doentes e secos, porém em locais de ocorrência de geadas deve-se evitar a poda neste período. É a hora de preparar a horta para a primavera. Neste período não é necessário fazer muita adubação, pois a planta vai estar com um metabolismo mais baixo e acabará não absorvendo todos os nutrientes oferecidos pelo adubo.

Esta é uma boa hora para semear, principalmente hortaliças, elas terão um crescimento lento, porém você terá boas mudas quando chegar a primavera. De modo geral, hortaliças de folhas – como couve, alface e chicória – raízes – como beterraba, cenoura e batata – e os bulbos – como alho-poró, cebola e alho – se desenvolvem bem nesta época. Aproveite também para fazer estaquia. Lembrando que, se você morar em áreas que ocorram geadas, será necessário cultivar em estufas nesse período do ano.

Por fim, no outono/inverno use e abuse das ervas e hortaliças que tiver disponível, elas te ajudarão a fortalecer seu corpo nesse período mais crítico do ano.


E, se quiser aprender mais sobre manutenções na horta de acordo com as estações (e Luas), inscreva-se no nosso curso de Horta Orgânica de Ervas Medicinais e Especiarias.

380 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page