top of page

Cultivando a sálvia (Salvia officinalis)


O nome sálvia do do latim 'salvar'. Antigamente, dizia-se que quem possuísse um pé de sálvia em seu jardim não precisaria se preocupar com a morte, pois seria sempre salvo. Dentre seus poderes energéticos, a sálvia estimula o equilíbrio entre a mente e o corpo. Espanta as vibrações negativas, sendo muito usada em banhos e defumações de limpeza.

Como cultivá-la?

Esta planta é originária do Mediterrâneo, e por isto, gosta de solo arenoso, calcário, com boa drenagem e levemente seco. Quando for plantá-la use 1/3 de areia para 2/3 de terra, assim você irá deixar o local de plantio com boa drenagem. Tome muito cuidado com a rega, pois o excesso de água propicia o surgimento rápido de fungos, como míldio e oídio, causando manchas esbranquiçadas que podem levar sua planta à morte. Portando, só regue quando a camada mais profunda do solo estiver seca.

Quer deixá-la bem aromática?

Abuse do sol, pelo menos 5 horas de sol direto. E use! Sim, o uso, ou melhor a poda, tornará sua planta mais forte, vistosa e aromática.

Como usá-la?

Esta erva é uma das poucas que aceita alta temperatura de cozimento, ou seja, podemos usá-la em pratos de cozimento longo, como legumes e carnes ao forno. Seu par perfeito é a abóbora, use a combinação simples no forno ou use-a para preparar um delicioso risoto...huuuum

Ficou alguma dúvida? Escreva para nós!

997 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page