top of page

Verdades sobre o alho e seu cultivo


Trago verdades sobre o alho e a alicina, seu principal princípio ativo {anti-viral, anti-inflamatório, hipotensor}🧄 …


- O alho aumenta sua quantidade de alicina conforme ele entra em contato com o ar, ou seja, o ideal é picar o alho 15 minutos antes de usá-lo, assim você multiplica a quantidade deste princípio ativo;


- A alicina perde-se (desnatura) em altas temperaturas, ou seja, o ideal para ter seus benéficos é comer o alho cru ou colocar ele no preparo culinário depois que desligar o fogo, pode fazer o preparado normalmente e no fim colocar alho a mais para ter seus benefícios;


- {A pior verdade} Os alhos vendidos no comércio praticamente não têm alicina 😫 Ou seja, ou você cultiva ele em casa ou compra orgânico!



Cultivo


O alho pode ser plantado através de um de seus dentes ou por sementes, mas a primeira opção é mais fácil. A melhor época de plantio é o Outono, pois eles gostam de climas frios. Ou seja, se você mora em regiões muito quentes pode ser que seu alho não forme a cabeça, pois este só tem o estímulo de formação após passar 10-15 dias em temperaturas em torno de 10°C. Uma dica para quebrar essa dormência é colocar o dente de alho na geladeira por esse período.





Plante em substrato fofo, leve e bem drenável. O ideal é espaçar um dente do outro cerca de 20 cm, para que assim possa formar a cabeça. Ah! Esqueça aquela cabeça de alho grande e robusta, o plantio caseiro garante um menor porte, mas um alho muito mais medicinal!


Afunde-o na terra certa de 4 cm e mantenha o substrato levemente úmido à seco, o excesso de umidade poderá apodrece-lo.


A colheita ocorre aproximadamente 9 meses após o plantio. E o ideal é usar dentes {ou sementes} de alho orgânico, pois assim terá maior garantia da presença de seus princípios ativos.



E aí, você sabia disso tudo? Comente aqui embaixo!

131 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page