
Se você joga fora as sementes de abacate e avocado, está perdendo de usá-las em preparados incríveis!
Esses são os usos que faço dela por aqui, mas devem ter outros (além de plantar):

Spray para dores musculares: basta ralar as sementes cruas (com ou sem a casquinha), colocar em um vidro e cobrir (por completo) com álcool 40°, idealmente um álcool de cereais transformado em 40°, misturar bem e deixar macerando por 28 dias. Todos os dias chacoalhe e depois coe e coloque em um frasco spray com 1 colher (sopa) de óleo de coco para cada 250 ml de líquido. Está pronto para usar, borrife nas partes do corpo que tiver dor.

Tingimento natural: esse foi o primeiro uso que fiz por aqui. O chá bem concentrado das sementes dá um tom rosa alaranjado ma-ra-vi-lho-so! E se você preparar o tecido, a tinta não sairá. Ensino o preparo de tecidos naturais no curso de tingimento e impressão botânica (veja aqui).

Cobertura morta: outra super funcionalidade das sementes cruas raladas. Coloque em cima da terra de vasos e jardineiras para servir de cobertura morta, protegendo o solo de ressecamento e compactação.

Farinha alimentar: as sementes raladas, desidratadas no forno e moídas, servem como um complemento alimentar, ajudando a controlar colesterol, diabetes e pressão alta, além de fortalecer o sistema imunológico e ter ação antiinflamatória, bactericida e fungicida.
Além disso, uso as sementes que forem redondas como bolas naturais para os brinquedos do meu filho, com elas também faço caixinhas monterossianas para estimular a coordenação motoras dos bebês que dou aula. Mas esse é um papo para outro post ;)
Ah! Para quem nunca tentou, ralar semente de abacate é muito fácil. Ela é bem macia e rala bem :)
Mais uma da nossa série #receitashortasesaberes

Comments