top of page

Teias nas Plantas da Horta



Esses bichinhos já atacaram suas plantas? Muitas pessoas não fazem ideia do que são. Eles são ácaros, ou seja, são mini aranhas que formam essas teias capazes de enrugar e cobrir as folhas das plantas atacadas.


O que muitos alunos me perguntam é como acabar com eles, mas sempre digo que a pergunta certa para uma praga ou doença que surja na horta não é “como eliminar” e sim “o que pode estar deixando esses ataques surgirem”…afinal planta saudável combate sozinha os organismos danosos a ela. E não adianta tratar o sintoma sem resolve o problema, afinal ele voltará rapidamente se não for resolvido.


O surgimento dos ácaros é ligado à seca, ou seja, estresse hídrico por falta de água, sabe quando deixamos a planta murchar por completo e só depois colocamos água nela? Essa é uma das consequências. Por isso, esses insetos são tão comuns no Outono e Inverno da maior para de Brasil. Além disso, eles aparecem mais intensamente em plantas com falta de nutrientes, ou seja, aquelas que há muito tempo não adubamos.




A solução? Podar as partes atacadas, adubar e ficar de olho na rega constante (não deixar a planta ficar extremamente seca e depois ofertar uma quantidade grande dela).


Aprenda a ter um horta saudável em todas as estações do ano com nosso curso Horta Orgânica de Ervas Medicinais e Aromáticas e Especiarias. Inscrições abertas saiba mais aqui.



707 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page