top of page

Quem é a erva-das-azeitonas?

Atualizado: 22 de ago. de 2022




Erva-das-azeitonas, nêveda, calaminta, calaminta-das-montanhas, nêveda-maior, nêfeta e menta-feminina são alguns dos nomes populares dados a erva aromática Clinopodium nepeta, antigamente chamada de Calamintha nepeta (sinonímia).


O nome menta-feminina, mais conhecido no Brasil, pode gerar muita confusão, afinal essa não é uma menta (ou hortelã) verdadeira, ou seja, não faz parte do gênero Mentha, como a hortelã-pimenta (Mentha piperita) e hortelã-portuguesa (Mentha suaveolens). Ainda assim é da família botânica Lamiaceae, essa família que tem mais representantes aromáticos conhecidos pela população geral, como alecrim, manjericão, lavanda, tomilho, sálvia, segurelha e muito mais. Apesar de não ser uma menta verdadeira, ela leva este nome por conta de seu aroma mentalado, decorrente da alta presença de pulegona, presente no poejo (Mentha pulegium), e óxido de piperitona, presente na hortelã-pimenta (Mentha piperita).


É um arbustivo perene, atinge entre 20 a 70 cm de altura, mas na região de origem pode chegar a 1 metro. Suas folhas aromáticas são ovaladas, já suas flores são diminutas, por vezes rosadas, lilases ou brancas, surgindo ao longo de um pendão floral. Cresce espontaneamente em parte em boa parte da Europa, África e Ásia. É comumente encontrada em áreas secas, desde ensolaradas até levemente sombreadas, é considerada uma planta rústica e de fácil cultivo. Uma planta tipicamente mediterrânica. Por ser um arbusto, não possui rizomas, fazendo com que reproduza-se apenas por estacas ou divisão de touceiras, diferentemente das Mentha sp. que também se reproduzem por rizomas.


Sua folhas podem ser confundidas com muitas outras plantas, como erva-de-gato (Nepeta cataria), hortelã-portuguesa (Mentha suaveolens), melissa (Melissa officinalis), orégano (Origanum vulgare) e urtiga (Urtica dioica). Veja só essa comparação que fiz com algumas plantas de meu jardim.





Esta incrível erva aromática apresenta tanto uso culinário como medicinal. Na culinária, suas folhas podem ser utilizadas como uma hortelã, sendo popularmente usadas em Portugal para aromatizar conserva de azeitona, por isto seu nome erva-das-azeitonas. Medicinalmente, é calmante, auxilia em quadros de ansiedade e insônia, além atua em problemas digestivos e de vias respiratórias, é altamente expectorante. Rende uma deliciosa infusão refrescante. Além disto, suas flores são comestíveis. No jardim, é uma planta atratora de abelhas e outros polinizadores devido suas flores, as quais surgem na maior parte do ano.


Veja mais de pertinho a Erva das Azeitonas no mais novo vídeo do YouTube:



1.291 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1件のコメント


MARAVILHA ADORO ESTE TIPO DE INFORMAÇÃO


いいね!
bottom of page