O que é monotipia
- Gabi Pastro - herbalista
- há 20 horas
- 1 min de leitura

Monotipia ou gyotaku é uma técnica de impressão ancestral. Ela nasceu no século XVIII no Japão com a necessidade de pescadores registrarem o tamanho de seus peixes, eles passavam uma tinta no peixe e depois carimbavam-o em um papel de arroz.
Com o passar dos tempos, ela foi adaptada e ampliada, sendo hoje em dia muito utilizada para carimbar plantas, monotipia botânica, sendo que pode-se utilizar no processo tintas sintéticas ou naturais a base de plantas tintoriais.
Nos vídeos abaixo, uso uma tinta feita de unha-de-gato para imprimir no papel e em tecido. O melhor papel para se utilizar é um que contenha gramatura a partir de 250 g/m2. Já o tecido o ideal é que seja o mais natural possível e tenha sido preparado, passado pelas fases de purga e mordente, antes de receber o carimbo.
No curso Tingimento Natural e Impressão Botânica em Casa ensino a fazer tintas naturais de diversas formas diferentes para aplicar em monotipia, antotipia, serigrafia e estêncil. Últimos dias de inscrições aqui.
Comentários