top of page

O que é Cegueira Botânica?

Atualizado: 3 de fev. de 2022




Conhece a CEGUEIRA BOTÂNICA? Ela define a incapacidade de perceber as plantas no meio ambiente. Esse foi um termo cunhado por Wandersee & Schussler (1999) e nos últimos anos ganhou força e reconhecimento pelo público geral (fora da área científica).


O conceito inclui (Neves et al. 2019):

🌳 Incapacidade de reconhecer a importância das plantas para o meio ambiente e para os seres humanos;


🌳 Dificuldade em reconhecer aspectos/características estéticos e biológicos exclusivos as plantas;


🌳 Pensamento de que as plantas são seres inferiores aos animais (🙄), não devendo receber reconhecimento e atenção semelhantes.


Nunca vou me esquecer de uma senhora, que há anos atrás estava na Sabor de Fazenda, ela viu um vaso com cimento dentro e um arame ficando e me perguntou qual planta era aquela…a nossa cegueira é tamanha que não conseguimos identificar o que é o que não é uma planta 😔


Assim como não vou esquecer de um documentário que o David Attenborough, um grande naturalista britânico, falou que a baleia azul era o maior organismo vivo do mundo! Não é! São as sequoias, árvores milenárias (não centenárias!) e enormes, chegando a 85m de altura (uma baleia azul não chega nem perto disso).


Muitos de nós falamos…”ah na minha rua não tem plantas”…duvido! Sempre tem, planta não é apenas árvore, também são plantas diminutas crescendo espontaneamente na fresta da calçada.


Tenho certeza que a maior parte das pessoas que nos acompanham por aqui não possuem cegueira botânico, e isso as torna importantes elementos transformadores na vida das pessoas próximas e da sociedade como um todo. Esse é nosso mínimo papel, tirar o véu da ilusão do conceito errado é cego de plantas.



Bibliografia citada:


Neves, Amanda, Bündchen, Márcia e Lisboa, Cassiano Pamplona. Cegueira botânica: é possível superá-la a partir da Educação?. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2019, v. 25, n. 3 [Acessado 25 Agosto 2021] , pp. 745-762.


Wandersee, James H., and Elisabeth E. Schussler. "Preventing plant blindness." The American Biology Teacher 61.2 (1999): 82-86.




291 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page