Nome de planta: certo ou errado?

Atualizado: 3 de fev.




Os nomes científicos foram criados por Lineu para padronizar os nomes dos seres vivos, pois ele percebia que cada local, língua e/ou cultura detinha nomes diferentes para uma mesma espécie.


Por isso, estes são os nomes mais corretos que podemos dar as plantas.


Falando de nomes populares, não existe nome errado, pois como o nome já diz ‘popular’ vem de relativo ou referente ao povo. Dizer que o nome x é o verdadeiro ao invés do y é anular uma cultura, um povo, um conhecimento etnobotânico.


Cada pessoa, grupo, região tem relações próprias com as plantas, cada uma, por exemplo, usa uma planta medicinal de uma forma diferente. E esse mosaico de conhecimentos é muito rico, valioso e merece ser valorizado.


Verbena ou erva-luisa? Erva-cidreira ou melissa? Erva-de-santa-maria ou mastruz? Tudo está correto, pois são nomes que vem do povo e que descrevem a relação dele com a planta em questão.


Isso me faz lembrar do lindo documentário Mosaicos do Conhecimento (YouTube), no qual o pesquisador Moacir Biondo realiza reuniões entre comunidades tradicionais distintas para que cada uma compartilhe o conhecimento que tem sobre determinadas plantas...e assim eles constroem, valorizam e aumentam o mosaico do conhecimento.


Saiba mais sobre os nomes científicos corretos nos nossos textos sobre