top of page

Lagarta do cesto

Por aqui surgiu um casulo bem diferente, o qual já conhecia, mas nunca tinha visto em nosso jardim. Ele é um casulo que parece ser feito com pedacinhos de galhos e é quem produz é lagarta-do-cesto ou bicho-do-cesto (Oiketicus kirbyi).



Outra curiosidade sobre a espécie, é que o macho passa pela fase de pupa e se transforma em mariposa, mas a fêmea não, quando ela produz o cesto (casulo) não sai mais dele e não se transforma em mariposa, ou seja, a fêmea da espécie não sofre metamorfose. Por isso, vemos o cesto andando pelas folhas da planta que se fixa, pois a lagarta fêmea está ativa e em busca de alimento...se tiver sorte, é possível ver a lagarta com a "carinha" para fora andando pela planta.


Quando o casulo está bem formado é possível ver ao redor dele seda formada (veja na foto abaixo), além dos "galhinhos". Legal, não é!?



Essa é uma espécie pouco comum em jardins domésticos, porém é facilmente encontrada em áreas de reflorestamento com presença de eucalipto, além de plantações de coco, cacau e cítricos (citrinos). Por conta disso, acaba sendo mal querida pelos agricultores convencionais, mas não se preocupe, uma ou outra lagarta dessa em seu jardim não fará qualquer tipo de dano nas suas plantas.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page