top of page

Dicas para Semear Plantas






Semear é mesmo mais difícil do que plantar uma muda, mas não é impossível, apenas requer paciência, determinação e alguns truques.








Confira algumas dicas e truques para obter sucesso na semeadura:


- Saber o dia correto para semear a planta em questão é essencial, isso influencia demais no sucesso da semeadura. Seguir o Calendário Biodinâmico já é metade do caminho percorrido para o sucesso. Por exemplo, semeie flores em dia de flor e ascendente.


- Sol é essencial, a maioria das plantas precisam de sol para germinar, ou seja, são fotoblásticas positivas. São raras as plantas, ainda mais no Brasil, que precisam de escuro para germinarem (fotoblásticas negativas), por isso deixar em sol direto ou indireto dentro de uma estufa transparente é importante. A falta de sol é o erro mais clássico que vejo meus alunos cometendo.


- Pondere na água, não pode faltar, mas também não pode haver excesso. O ideal é regar de manhã e no fim do dia com pulverizador, a rega das sementeiras é sempre suave.


⚠ Muita gente acha que a plântula (planta recém germinada) morre por excesso de sol, mas isso não é verdade, o que irá matar é submetê-la ao sol com falta de água, ou seja, ela morrerá por estresse hídrico.


Uma dica para aumentar o sucesso da germinação é armazenar as sementes na geladeira/frigorífico, na parte das hortaliças. Assim quando tirar a semente de lá ela achará que está saindo do Inverno e indo para a Primavera/Verão e irá germinar, pois essa é a época correta para ela. Além disso, regar a sementeira nos primeiros dias com a água que deixou de molho as leguminosas ajuda na aceleração da germinação, pois essa água contém hormônios, se foi deixada por 24 horas em contato com os grãos leguminosos.


Aprenda mais sobre como e quando semear e como manter suas sementeiras no nosso curso Horta Orgânica de Ervas Medicinais e Aromáticas e Especiarias, saiba mais aqui.



51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page