Como fazer óleo de banana
- Gabi Pastro - herbalista

- 6 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de set.

Quem nos acompanha há mais tempo sabe que adoro usar óleo de coco no cabelo. E depois que descobri o óleo de banana, fiquei encantada e louca para fazer! Quem me contou foi a querida Fátima, da escola que ministro aulas de educação ambiental. Ela disse que, em sua terra natal, é muito comum encontrar esse óleo nas vendas locais. Depois disso, pesquisei sobre como fazer e seus usos — e aqui está!
O óleo de banana, também conhecido em algumas regiões como óleo de bananeira ou óleo de banana-da-terra, é uma receita tradicional feita por comunidades rurais e povos tradicionais (como ribeirinhos, quilombolas e comunidades indígenas), especialmente na Amazônia e no Nordeste do Brasil.
Ele é usado tanto para fins cosméticos (como hidratante, óleo capilar e cicatrizante), quanto medicinais (em massagens, para tratar inflamações e dores musculares).
Ingredientes
- Cascas de bananas bem maduras, preferencialmente da terra ou nanica
- Óleo de coco
Modo de preparo
1. Em um vidro higienizado, coloque as cascas de banana bem picadas. Não soque, pois isso fará com que soltem água no óleo.
2. Adicione óleo de coco suficiente para cobrir completamente todas as cascas.
3. Leve ao banho-maria, em fogo baixo, por cerca de 3 horas. Quanto mais lento e longo o processo, melhor. Se tiver um desidratador (o meu está quebrado), será ainda mais fácil e econômico — basta deixar por 12 horas a 45 °C.
4. Por fim, coe muito bem, usando um pano limpo ou peneira bem fina. Está pronto para usar!

Pontos importantes
- É possível fazer com outros óleos, como babaçu ou azeite. Usei o de coco porque amo!
- Alguns preparos tradicionais falam de deixar as cascas bem maduras ao sol fermentando por um tempo.
- De vez em quando, mexa as cascas para garantir que todas tenham contato com o óleo.
- Durante o banho-maria, você pode desligar e religar a água para economizar gás e evitar superaquecer o óleo.
- Na hora de coar, não esprema as cascas contra o vidro, pois isso também pode liberar água no óleo.
Para quem deseja aprender mais sobre óleos macerados, extratos alcoólicos e glicerinados, além de méis e vinagres medicinais, entre na nossa lista de espera do curso Herbalismo 2026 (última turma online!).








Comentários