top of page

Como Fazer Tinta de Cebola

Foto do escritor: Gabi Pastro - herbalistaGabi Pastro - herbalista

Atualizado: 18 de fev.




Por aqui e no Instagram, já compartilhei outras receitas de tintas naturais, como com amido e com álcool. Essa de hoje também dá um resultado lindíssimo e é uma forma de reutilizarmos partes dos alimentos que iriam para o lixo, como as cascas das cebolas. Porém, não se limite apenas as cebolhas, pode-se usar a receita para fazer tinta com qualquer planta tintorial que solte cor em água [nem todas soltam]. Além disso, podemos usar em algo muito especial [conto no fim].



Ingredientes:


200 ml de um chá morno bem concentrado e bem coado

1 colher (café) bem rasinha de goma guar (não é ágar-ágar!)



Dicas de Preparo:


O chá não tem quantidade fixa, mas use muita matéria vegetal para “pouca” água. Gosto sempre de moer as plantas que estiverem secas (é possível extrair cor com plantas frescas), assim cabe mais dentro de um mesmo volume e a tinta fica pronta em menos tempo, economizando tempo e sendo mais sustentável. Essa de cebola usei 3/4 de xícara de cascas de cebola dourada moídas para 500 ml de água. Deixei fervendo em fogo baixo por 30 minutos, esperei esfriar um pouco e coei. É possível coar com funil ou peneira, porém use um tecido fino em cima para que nada passe nenhum resíduo.


Depois de ter os ingredientes prontos, basta misturá-los em um copo e bater com um batedor de café/leite ou processador manual. Não é fácil para a goma se misturar, vai precisar de um tempinho e paciência.


A goma guar não é cara e pode ser encontrada em casa de produtos naturais. Aprendi a usá-la com a querida Maibe Maroccolo.


Essa tinta tem uma vantagem em relação à de amido, pois a goma guar é uma forte espessante, então um pouco já é suficiente e isso mantém a cor original do chá, o que não acontece quando usamos amido de milho. E ela pode ser usada não só para pintar papel, mas também para pintar/fazer desenhos em tecidos (para que não saia do tecido com a lavagem basta fazer o tratamento do tecido antes e depois da tinta, ensino isso no curso Tingimento Natural e Impressão Botânica em Casa - saiba mais aqui).


Essa tinta de cebola dourada em papel fica mais amarronzada e em tecido mais amarelada. Já a de cebola roxa fica esverdeada :)


Veja o passo-a-passo em vídeo no nosso Instagram.






 
 
 

Comments


bottom of page