top of page

Como Fazer Prensa Botânica (Exsicata)



Tá aí uma atividade super legal para fazer com as flores e folhas do jardim. A exsicata nada mais é do que prensar partes frescas das plantas, geralmente entre duas placas de madeira, até desidratarem. Isso pode levar de 2 a 14 dias, dependendo da planta, estação do ano e da época lunar de colheita dela.


A minha prensa fiz em casa usando duas placas de madeira compensada de 30 x 40 cm, 6 parafusos, 6 porcas e 6 arruelas. O mais difílcil é furar as placas com um furadeira, o restante é simples, basta encaixar os parafusos, porcas e aruelas nos buracos. Uma dica é escolher parafusos longos, pois o comprimento deles irá ditar o quanto de folhas com plantas poderá secar de uma só vez. Vejam que os meus são curtinhos, não ideais, estou para trocar por mais longos.



Para prensar precisará de folhas de papelão e papel canson que caibam dentro dos limites dos parafusos, eles são úteis para absorverem a umidade (papel canson) e evitarem que o contorno e espessura de plantas que estejam em um "andar" influenciem as plantas que estejam em outro "andar" (papelão). O sanduiche funciona assim: a placa de madeira debaixo, papelão, papel canson, plantas frescas recém colhidas, papel canson e papelão, papel canson, plantas frescas recém colhidas e assim por diante. Por fim, basta colocar a outra tábua em cima, fechar com as porcas e arruelas e apertar bem (beeeem). Nos primeiros dias, é essencial que aperte mais um pouco os parafusos, até onde der. Você não precisa fazer tudo de uma só vez, pode ir fazendo as camadas aos poucos.


Quando perceber que as plantas estão bem sequinhas basta decola-las do papel com auxílio de uma espátula fina. Os papeis e papelão poderão serem reutilizados.


O resultado final, a exsicata, pode ser usada para:


  • Criar um herbário (caderno com plantas e suas identificações com o objetivo de catalogar e estudar a botânica dos locais onde passou - tenho aqui em casa um das plantas que coletei um Portugal)




  • Fazer um quadro botânico (veja no vídeo abaixo como fazer).






  • Produzir lanternas e copos botânicos, o próximo post terá esse passo-a-passo, fique de olho.




  • Entre outras artes botânicas.


Garanto que você já fez pelo menos uma vez na vida uma exsicata prensando flores e folhas dentro de um livro :)



862 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page