top of page

Como Fazer Pano Encerado

Quem tal deixar de lado o plástico filme e fazer seu próprio pano encerado para cobrir os alimentos? Você vai precisar apenas de tecido de algodão (usei um que fiz impressão botânica), cera de abelha ralada, gotinhas de azeite, folhas de papel, toalha grande e ferro de passar.



Forre a mesa com a toalha dobrada, em cima coloque uma folha de papel kraft ou manteiga de tamanho suficiente para forrar todo o tecido. Em cima coloque o tecido aberto, espalhe a cera de abelha em uma camada grossa e pingue algumas gotas de azeite. Por fim, coloque uma nova camada de papel.


Passe bem o ferro (no modo seco) em cima dessa “lasanha” até que toda a cera derreta e que todo o tecido esteja embebido na cera. Se necessário, coloque cera aonde falta. Deixe secar por uns 10 minutos e está pronto para ser usado.




Veja o passo-a-passo em vídeo aqui.


Use da mesma forma que usaria um plástico filme, exceto para colocar comida para aquecer no forno. Lembrando que é reutilizável.


Quando necessário, lave em água corrente para limpar e deixe secando. Durabilidade altíssima.


Gostou da dica?


Aprenda a fazer impressões botânicas com flores, folhas e especiarias no nosso curso Tingimento Natural e Impressão Botânica em Casa.



239 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page