top of page

Como Fazer Antotipia (Fotografia Ecológica)





A antotipia é considerada uma técnica de fotografia, ela é um processo que se baseia na oxidação (clareamento) dos pigmentos em contato com o sol. E diferente da cianotipia, faz uma fotografia positiva. Geralmente, usamos a antotipia e cianotipia para fotografar plantas, porém podemos usar outras formas e formatos.





Para a antotipia basta escolher uma planta que tenha pigmento, escolhi a cúrcuma em pó, misturar ela com álcool, mexer bem e depois coar com auxílio de filtro de café. Se tiver tempo, espere uns 30 minutos antes de coar. Este líquido é sua tinta. Pincele um tecido com ela, deixe secar e depois coloque ele, o tecido, em uma base reta, por cima as plantas que deseja fotografar, um vidro para fixa-la e, por fim uns pregadores para segurar tudo isso.


Coloque essa montagem no sol por pelo menos 2 horas (cada planta tem seu tempo de oxidação e o tempo irá variar). Depois basta retirar tudo e está pronto. Use o tecido para fazer um lindo quadro.


Veja o passo-a-passo abaixo:





Pontos importantes:

- É possível fazer antotipia em papel, mas é mais difícil da tinta pegar. Minha sugestão é pintar o mesmo papel várias vezes, esperando secar entre uma demão e outra.


- Outra dica é fazer com folhas verdes o pigmento, como com trigo germinado.


- A planta tintorial (aquela que irá tingir e não a que ofertará forma) não precisar estar seca, pode ser fresca (como no caso do trigo) e aí basta bater no liquidificador para produzir a tinta.


- É possível fazer essa tinta com água ao invés de álcool, mas eu acho que o álcool extrai melhor a cor.


- A planta que você vai “fotografar” não vai tingir o tecido, irá apenas ofertar seu contorno. Por isso, use qual planta quiser e gostar de sua forma, as folhas e flores achatadas são mais fáceis de trabalhar.


- O tecido não pode ter pré-tratamento (mordente), senão não irá oxidar/desbotar bem.


- Como tudo nessa vida, a fotografia não é permanente, com o tempo irá desbotar.


- Na maioria das vezes, a planta que será fotografada estará seca ao fim do processo, então aproveite e faça algo com ela, produza uma lanterna ou vela botânica. Veja abaixo como fazer.


E aí, gostaram do post de hoje? Aprenda mais sobre arte botânica no nosso Curso Tingimento Natural e Impressão Botânica em Casa, teremos uma super novidade para a próxima turma.




401 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Muito bom, interessante, criativo e relaxante.

Like
bottom of page