top of page

Vamos reproduzir morangos?


Olá, queridos!

A dica de hoje é sobre o cultivo caseiro e em pequenos espaços de morangos. Você já se pegou procurando e procurando nas lojas de jardinagem sementes de morango ou tentando incessantemente fazer novas mudas através daquele morango que comprou na feira?

Tudo isso dá muito trabalho, sendo que nem sempre temos sucesso na germinação. Além disso, hoje em dia está cada vez mais difícil de achar sementes sem defensivos à venda no mercado. Por isso, vou ensinar um jeito prático e muito produtivo: reproduzir através do estolão (ou estolhos).

Esse processo leva o nome de mergulhia e é uma reprodução assexuada (clonagem), na qual a "planta-filha" fica ligada por um tempo na "planta-mãe".

Confira o passo-a-passo:

1. Adquira uma muda de morango orgânico, já desenvolvida, de preferência.

2. Transplante-a para um vaso tipo bacia, com uma drenagem correta (camadas de argila expandida, areia e terra). Cultive-a normalmente. Uma terra rica em matéria orgânica e levemente úmida garante o bom desenvolvimento da muda.

3. Espere até a muda começar a soltar estolões. Isso pode demorar alguns meses, é mais frequente na primavera/verão.

4. Quando o estolão surgir, coloque-o apoiado em um vaso pequeno com terra. Enterre um pouco. Cultive normalmente, porém a muda mãe ainda estará ligada na filha.

5. Deixe a nova muda desenvolver-se.


6. Após a nova mudinha se desenvolver, corte o estolão (cordão umbilical) e pronto!

2.265 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page