Dicas sobre o cultivo em vasos


Ter uma casa com jardim hoje em dia é para poucos. É cada vez mais difícil encontrar espaços verdes, sem cobertura de concreto, em nossas casas. Por isto, o cultivo em vasos se torna a maneira mais viável para se ter uma horta caseira.

Apesar de requerer menos esforço físico que uma grande horta planejada no chão, o cultivo em vasos requer alguns cuidados específicos e críticos para o bom desenvolvimento das plantas:

- Vasos ideais devem ter acima de 25 cm de profundidade. É possível cultivar em menores profundidades? Sim, porém a planta só cresce a parte aérea (parte acima do solo) conforme puder crescer as raízes, ou seja, vaso pequeno, raiz pequena e planta pequena.

- A drenagem (camadas de pedra, areia e substrato) permite que a água em excesso escoe para fora do vaso, mas que os micro e macronutrientes fiquem no vaso.

- Afofar é importante, a cada 20 dias afofe a terra superficial dos vasos. Isto garantirá o bom escoamento da água e a boa assimilação do adubo quando realizar a adubação.

- Use cobertura vegetal morta para proteger a terra, seu trabalho em regar e afofar será menor. Pode usar casca de pinus, palha de arroz ou de feno. Neste caso, pedras não são ideias, pois dificultam na hora de serem removidas para afofar a terra. Fora que a decomposição desta matéria vegetal ajuda a dar uma leve adubada com o tempo.

- Rode sempre os vasos, para que possam receber o sol por todos os lados. Girar uns 90º a cada uma semana é perfeito. Isto evita que a planta entorte com o seu desenvolvimento. Se tiver horta vertical, tire os vasos e coloque no chão para tomarem sol do outro lado, planta em horta vertical é um exemplo clássico de planta com desenvolvimento irregular.

- Não esqueça de adubar, a planta é totalmente dependente de você, pois suas raízes não podem ir atrás dos nutrientes, como acontece no plantio no chão. A cada 40 dias é o ideal.

- Para ervas aromáticas, podar/colher é ideal. Não tenha dó, pois a colheita será importante para a plantar ficar mais forte, aromática e saborosa.

- Última dica, mas SUPER importante: substrato de plantio vence. Depois de cerca de 1 ano é necessário fazer uma reforma no vaso, adicionar substrato/terra nova, pois com o tempo ele não é mais eficiente em segurar o adubo e a umidade.

Agora mão a terra!!

PRÓXIMOS CURSOS

Acompanhe-me nas redes sociais e fique por dentro de outras dicas, assim como novidades na agenda.

#cultivoorgânico #hortaorgânica #hortaurbana #hortelõesurbanos #comoplantartemperos #hortaemvasos #comoplantaremvasos #gabipastro

343 visualizações

                                                                                    São Paulo, SP - Brasil 

©Gabriela Pastro/Hortas e Saberes

                               contato@hortasesaberes.com.br