top of page

12 Usos para o Vinagre

No post anterior, falei sobre as inúmeras potencialidades do bicarbonato de sódio (veja ele aqui) e agora quero falar sobre o vinagre, o qual também é um super coringa caseiro.




Por aqui uso para/em:


1. Lavagem de roupa, funciona como amaciante, deixando as fibras dos tecidos mais macias. Cerca de 1/2 xícara por ciclo completo da máquina é o suficiente.


2. Evitar que uma roupa solte tinta e preserve sua cor. Algumas colheres de sopa em um balde de água para a lavagem da peça de roupa garantem isso.


3. Mordente (fixador de cor) auxiliar para o tingimento natural. Ensino isso no curso Tingimento Natural e Impressão Botânica em Casa.


4. Condicionador natural para os cabelos, misturo um pouco de vinagre (puro ou macerado com ervas) em água quente e borrifo nos cabelos, depois basta enxaguar.


5. Evitar danos nos cabelos decorrentes da água dura (água calcária), para isso é só misturar cerca de 3 colheres de sopa em 250 ml de água, colocar em um frasco spray e borrifar nos cabelos antes de colocar o cabelo em contato com a água do chuveiro - dica valiosa para quem mora ou viaja para a Europa, pois a água calcária causa muitos danos aos cabelos.


6. Desinfetante natural, ele puro ou macerado com ervas pode ser usado na limpeza de chão, bancada e tudo mais da casa (vou ensinar várias receitas no curso ao vivo Limpeza Natural da Casa).



7. O mais potente desengordurante, basta passar puro em cima da mancha para a gordura sair. Ótimo para limpeza de fogão.


8. Retirar resíduo de cola de fitas adesivas, basta colocar o vinagre na área, deixar alguns minutos e passar um pano. A colo cola como mágica.


9. Combate de fungos e insetos na horta. Basta misturar 50% de vinagre e 50% de água e borrifar nas plantas atacada, sempre aí fim do dia.


10. Higienizar as ferramentas de jardinagem, basta usar a mistura acima para limpar tesouras, pás e faquinhas. Isso evita que doenças se espalhem na horta.


11. Higienizar alimentos, colocar vinagre na água de lavagem de hortaliças , ervas e flores ajuda a limpá-los.


12. Claro, na alimentação e medicina caseira, auxiliando no bom funcionamento do intestino e muito mais. 



Claro que para cada função um tipo/categoria de vinagre é a indicado. Vou falar mais sobre isso no curso de Limpeza Natural da Casa. No curso vou ensinar a fazer um vinagre caseiro coringa.





E você, usa ele para algo diferente?


324 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page