Risoto de capuchinhas | Divino!!

 

Sempre amei as flores e a de capuchinha mais ainda, seu contraste de cores é lindo tanto na horta como na mesa. Seu sabor picante me fascina e provoca uma explosão de sensações. Já havia ouvido falar de risoto de capuchinha algumas vezes, mas nunca achava a receita. Por isso, resolvi criar minha própria versão usando flores, folhas e dois ingredientes que amo de paixão: queijo brie e nozes!

 

Foi assim que nasceu esta deliciosa receita, que é capaz de agradar a diversos paladares, mesmo aqueles que costumam torcer o nariz para pratos com flores.

 

E este risoto tem história por aqui! Em 2016 cheguei a 3º fase do Concurso Receitas de Família da Revista Casa e Comida e depois disto fiz amigos e familiares degustarem esta delícia. E já viu, ninguém nunca mais esqueceu desta receita que na época acharam (e acredito que ainda achem) peculiar. Alguns amigos e familiares sempre que veem capuchinha lembram de mim na hora e tem uns que até me chama de capuchinha ..rs.

 

E hoje (2 anos depois!), ao receber de presente da minha querida aluna Teresa, Orgânicos do Moinho, um maço lindo e fresco destas lindezas, percebi que nunca havia colocado a receita por aqui! Então segue ela, espero que façam e gostem!

 

 

Ingredientes:

1 xícara de arroz carnaroli (ou arbóreo)

1 l de caldo de legumes

½ cebola grande picada

1 dente de alho picado

1 cálice (de licor) de vinho branco

10 flores de capuchinha

10 folhas grandes de capuchinha

2 colheres (sopa) de queijo gorgonzola picado

1 colher (sopa) de manteiga

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo: em uma frigideira grande, refogue no azeite a cebola e o alho, deixe dourar e acrescente o arroz. Frite por alguns segundos e adicione o vinho, espere o álcool evaporar e acrescente 2 conchas de caldo de legumes. Conforme o arroz for secando vá colocando mais uma concha de caldo, repita o processo até obter um arroz levemente al dente. Após 20 minutos de preparo, adicione as folhas de capuchinha. Desligue o fogo, adicione a manteiga e tampe por alguns poucos minutos. Destampe, mexa para misturar a manteiga derretida ao arroz, acrescente as flores levemente picadas e o queijo gorgonzola, misture delicadamente e sirva imediatamente. Decore com mais flores de capuchinha.

 

Aproveite! As capuchinhas estão lindas no inverno. Certamente você as encontrará nas feiras orgânicas!

 

Please reload

Posts em destaque

Traga a selva para dentro da sua casa!

1/10
Please reload

Posts recentes

October 15, 2019

September 12, 2019

February 15, 2019

Please reload

Arquivo