Animais benéficos ao jardim

Animais benéficos ao jardim

 

Muitos ainda relacionam a presença de pequenos bichos no jardim ou horta com algo maléfico, pragas. Porém, estes são essenciais, sem eles muitos processos importantes não aconteceriam.  Somente consideramos um animal uma praga quando ocorre uma infestação, ou seja, quando estão presentes em extrema abundância.

 

Podemos dividir estes parceiros em grandes grupos:

 

Polinizadores: são responsáveis pela polinização das flores e, consequentemente, reprodução das plantas. Por exemplo, abelhas, mangabas e beija-flores.

 

Semeadores: espalham as sementes aos consumirem-nas. Exemplo: pássaros.

 

Decompositores: sem eles o solo não teria tanta vida. São responsáveis por enriquecer o solo. Por exemplo, minhocas, centopeias, piolhos-de-cobra e tatus-bolas.

 

Predadores: consomem insetos maléficos à horta e, com isto, fazem o controle ecológico natural. Exemplo: joaninhas, aranhas, sapos e libélulas.

 

Dicas para atrair estes animais benéficos:

- Plante espécies que deem flores por longos períodos do ano. As flores pequenas atrairão abelhas e as grandes beija-flores e mangabas.

 

- Não deixe de afofar e adubar com húmus de minhoca o solo do seu vaso ou canteiro. Um solo rico e aerado traz diversos bichos benéficos e também boas bactérias e fungos. O húmus de minhoca é uma ótima opção, pois, além de nutrir, ele é um condicionador de solo, ou seja, melhora as características físicas, como a aeração.

 

- Misture plantas de diferentes famílias botânicas, pois cada uma é capaz de atrair um tipo diferente de animal.

 

- Um cantinho com água corrente é capaz de atrair diversos tipos de animais, como libélulas, sapos e pássaros.

 

CUIDADO:  joaninhas fogem de locais que tenham excesso de inseticidas, mesmos as caldas naturais, como as de fumo e de nim. O excesso de adubação rica em nitrogênio também pode afastá-las, como no caso da torta de mamona e esterco.

 

Salvar

Please reload

Posts em destaque

Traga a selva para dentro da sua casa!

1/10
Please reload

Posts recentes

October 15, 2019

September 12, 2019

February 15, 2019

Please reload

Arquivo