top of page

O que é Tea Barista, Sommelier de Chá e Tea Blender?

Atualizado: 22 de ago. de 2022


tea barista, tea sommelier, sommelier de chá e tea blender


Três denominações que geram muitas dúvidas entre nossos alunos...afinal o que é Tea Barista, Sommelier de Chá e Tea Blender? Qual a diferença entre eles? E é isso que quero esclarecer hoje.


Começamos pelo termo mais antigo Sommelier, originalmente é mais utilizado para designar o profissional especialista em vinhos, a pessoa que tem habilidade em fazer primorosamente a análise sensorial dos vinhos de diferentes tipos de uvas, terroir e métodos de produção destas bebidas. Ele (ou ela - Sommelière) também pode ser especializado em criar novos sabores de vinhos. Partindo para os chás, temos o Sommelier ou Sommelière de Chá (Tea Sommelier ou Tea Sommelière), o qual é um especialista na análise sensorial e conhecedor dos milhares de tipos de chás verdadeiros (Camellia sinensis), além de saber identificar e analisar bem um chá também sabe prepara-lo de forma correta e é conhecedor da Cerimônia do Chá.



Se quando falamos de Sommelier lembramos de vinho, quando citamos Barista acabamos remetendo ao café, ou seja, ao profissional que tem a habilidade em preparar diferentes tipos de bebidas usando estes grãos tão incríveis. Esse é um conhecedor dos métodos de preparo e seus mais diferentes utensílios, como prensa francesa, clever, máquina de expresso e muito mais. Por extrapolação, um Tea Barista é aquela pessoa que sabe preparar os chás (verdadeiros, de ervas ou blends) das mais diferentes formas (quente, frio, método misto...) e também com diferentes tipos de equipamentos. É um grande conhecedor do elemento água e de toda a química (e física) que o envolve.



Em um outro lado (quase oposto ao Tea Barista), temos o Tea Blender, o qual é um conhecedor das ervas, ou seja, do material vegetal, entendendo não apenas dos chás verdadeiros, mas também das ervas, especiarias e frutas que podem ser utilizadas para a elaboração de misturas (sinergias) para serem consumidas na forma de bebidas. Esse é um grande criador de receitas de blends de chás e infusões mistas (secas ou frescas), ele sabe o que é interessante misturar com o quê para no fim ter uma bebida saborosa (ou medicinal). Um Tea Blender pode trabalhar criando receitas para uma linha de chás, seja para uma marca própria ou de terceiro (consultoria). Por exemplo, no nosso curso Chás e Infusões - Tea Blending, é área do conhecimento que os meus alunos se aprofundam.




Esclareci suas dúvidas?

  • Sim, foi muito esclarecedor

  • Ainda estou com dúvidas




293 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page