top of page

Cosméticos em barra: problemas e soluções

Atualizado: 7 de fev.




Os cosméticos em barra, como xampú, condicionador, creme corporal e desodorante, surgiram há anos dentro da cosmética natural como uma alternativa excelente para diminuir a quantidade de embalagens dos tradicionais formatos e oferecer uma praticidade de uso. Ou seja, eles foram disseminados com o objetivo de serem mais ecológicos, porém mantendo sua composição mais natural de ingredientes e isso foi uma realidade por muito tempo. Porém, nos últimos anos, a indústrica cosmética convencional percebeu que existia uma procura crescente desse tipo de produto e resolveu fazer também, porém com objetivos bem diferentes.


Hoje em dia, é muito fácil encontrar estes produtos, até mesmo na farmácia da esquina tem, porém uma boa parte deles não são naturais e muito menos ecológicos, pois além de levarem plástico na embalagem também levam na composição. Você sabia que os cosméticos convencionais têm ingredientes que são polímeros na composição? Sim, estamos passando plástico no corpo.


Então como devemos fazer a escolha desse tipo de cosmético? É muito simples, muitos sabem, mas poucos colocam em prática: leia a lista de ingredientes, ela te dirá se é um produto natural ou não. Não se deixe levar por embalagens com lindas ilustrações de plantas e com as palavras que remetam ao natural, como "natural", "naturalmente", "óleos naturais das plantas", "orgânica" e por aí vai, o que diz se algo é natural ou não é sua lista de ingredientes, ok!? Ou seja, na lista de ingredientes deverá ter apenas substâncias de origem vegetal, animal ou mineral natural (como as argilas). No nosso curso de Beleza Natural com Ervas, eu ensino sobre como identificar um produto natural e nele ensino apenas receitas naturais, como no Hortas e Saberes FLIX também. No Hortas e Saberes FLIX compartilho muitas receitas de cosméticos em barra, seja nosso assinante e acompanhe!

78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page