top of page

Como economizar água na horta | Dia da Água



Hoje, 22 de março, é Dia Água e quero aproveitar para compartilhar dicas de como economizar água na horta. A estação da estiagem está chegando, as chuvas vão ficando cada vez mais escassas e precisamos nos preparar para isso. Confira:


1. Deixe sempre a terra de canteiros e vasos bem fofa, afofe seus vasos 1 vez por semana, sendo que canteiros podem ser afofados em menor frequência. Se a terra não estiver fofa, quando chover ou você regar, a água terá dificuldade em penetrar no solo. Em vasos podemos detectar quando a terra está muito compactada ao a vermos vazando pelas bordas, com isto desperdiçando água.


2. Priorize a drenagem, a adição de areia de plantio (em torno de 1/3) no momento da instalação da horta (de canteiros e vasos) propicia um melhor escoamento e aproveitamento da água para dentro do solo.


3. Use cobertura vegetal morta (folhas secas) nos vasos e canteiros, isto possibilita segurar por mais tempo a umidade do solo. Além disto, sem o contato direto com o sol, a terra fica fofa e bem drenada por mais tempo.


4. Faça regas em períodos mais frescos do dia (começo ou final do dia), ou seja, evite molhar sua horta/jardim sob sol muito forte. Estudos comprovam que a perda de água pode chegar a 30% quando regamos sob altas temperaturas! A rega pode ser leve e em dois períodos, não é necessário colocar água em abundância, afinal a planta não conseguirá utilizar ela totalmente.


5. Colete a água da chuva e utilize para realizar as regas. Você pode fazer esta captação com baldes ou outros recipientes. As plantas adoram a água da chuva, muito mais que a encanada. A chuva traz consigo minerais importantes para as plantas, veja a diferença do seu jardim depois de um dia de chuva e depois de uma rega corriqueira…é incrivelmente nítida!


6. Regue apenas o solo, não devemos regar as folhas, pois esta umidade poderá propiciar o aparecimento de doenças, além do fato de desperdiçar água, afinal as plantas captam, em sua maioria, água pelas raízes.


7. Regue bem próximo ao solo. Quanto mais próximo do solo você realizar a rega, menor a probabilidade de o solo compactar e melhor o aproveitamento da rega. É incrível, mas quando as gotas caem a grandes distâncias elas são capazes de comprimir a terra.


Vamos juntos cuidar das águas do Planeta? 🌎








211 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page