Como cultivar uma horta orgânica


Podemos começar nossa horta orgânca plantando mudas orgânicas e/ou semeando sementes orgânicas ou sem defensivos. Para isto, fique sempre atento à certificação dos produtos orgânicos! Vamos as dicas:

  • Um substrato de plantio orgânico é essencial para esta manutenção. Atualmente eles são encontrados com facilidade em grandes gardens.

  • Os adubos orgânicos são obtidos através de matéria de origem vegetal ou animal, como esterco e restos de vegetais. Estes adubos são permitidos pela agricultura orgânica e possuem, de maneira balanceada, a maioria dos elementos necessários para a planta, melhoram o estado físico do solo e oferecem uma ação prolongada. Existem diversos tipos de adubos, os mais conhecidos e comercializados são: esterco animal, composto orgânico, bokashi, farinha de osso, torta de algodão e húmus de minhoca.

  • Faça o controle ecológico: para a eliminação de pragas e doenças existem inúmeras receitas caseiras, como calda de pimenta e alho ou de tagete. Para quem não quer se aventurar fazendo sua própria calda inseticida, opte pela aplicação de óleo de nim. A torta pode ser aplicada no solo como preventiva de pragas e, principalmente, doenças do solo. Porém, quando a horta já tiver sido atacada, o indicado é a aplicação do óleo de nim ou calda caseira.

Lembre-se: uma boa solução para afastar pragas e doenças e manter a saúde de sua horta é através controle ecológico, qual pode ser feito através do plantio de plantas consideradas repelentes (como citronela e tagete) ou atrativas (como a capuchinha que atrai as lagartas para si e deixa a horta livre delas), como também através do favorecimento da proliferação de animais benéficos à horta, como joaninhas que se alimentam dos pulgões, e através do cultivo controlado de matos que surgem espontaneamente.

#hortasesaberes #qualidadedevida #bemestar #saúde #alimentaçãosaudável #hortaorgânica #hortasustentável #agriculturaecológica #cultivoorgânico #hortaurbana #hortaempequenosespaços #hortelões

137 visualizações

                                                                                    São Paulo, SP - Brasil 

©Gabriela Pastro/Hortas e Saberes

                               contato@hortasesaberes.com.br