Gabi Pastro - herbalista

30 de jan de 20231 min

Conheça a erva crajirú

Tá aí uma planta brasileira que poucos conhecem, o crajirú (Arrabidaea chica) é um arbusto que lembra uma bambusa (Bambusa textilis gracilis) em relação ao crescimento e formato das folhas.

Uma planta medicinal muito potente para tratamento de problemas no sistema feminino. É comumente conhecida {e utilizada} na região amazônica para tratamento de disfunções intestinais, icterícia, psoríase e anemia, assim como lavagem de feridas (tem ação cicatrizante). Além disso, é considerada anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobiana.

A infusão de suas folhas têm estes benefícios citados, mas também são muito úteis para fazer tingimento natural, ofertando uma tonalidade rubi muito {muito} especial, principalmente quando as folhas são antes fermentadas. Os indígenas usam suas infusões para colorir, mas também para tratar diversos males e um dos principais usos é na forma de banhos de assento para problemas no sistema reprodutor feminino.

Além do território brasileiro, ela ocorre espontaneamente no Sul do México e América Tropical. Sendo também conhecida como chica, puca panga, pariri e carajuru.

Veja na foto abaixo a impressão botânica que fiz com ele (cada tecido foi feito com uma técnica diferente). Não é lindo? A turma da oficina presencial ficou encantada com a cor da impressão botânica em papel.

Eu amo essa planta! A minha comprei no viveiro @sabordefazenda 🌱turma de Portugal, por aí não encontrarão ela {não que eu saiba}.

Aprenda sobre tingimento natural e impressão botânica aqui.

    11260
    6